Vamos recapitular um pouco…

Tráfego é o conjunto de visitas ao site ou páginas de sua empresa.

Tráfego pago ou patrocinado – estratégia para gerar cliques e atrair pessoas para o seu site, blog, marketplace, plataforma, e-commerce, a fim de potencializar a geração de leads e conversões. 

As empresas investem neste tipo de tráfego para que os seus anúncios se mantenham nas primeiras posições dos resultados de busca.

Tráfego orgânico – atrair/conquistar pessoas para o seu site ou perfil nas redes sociais sem pagar para obter resultados, de maneira espontânea, sem anúncios. 

Para atrair visitantes, as duas formas podem ser aplicadas em paralelo, uma complementando a outra, a forma paga pode potencializar a forma orgânica, aumentando as possibilidades de leads se tornarem clientes.

[Clique aqui e acesse todos os conteúdos sobre o assunto, em nosso Blog]

Qual a diferença?

Investimento

Tráfego pago – médio/alto, exige investimento direto para aparecer em espaços específicos.

Tráfego orgânico – baixo, não exige investimento direto por visitante ou lead; exige investimento de tempo para trabalhar a estratégia orgânica.

Estratégias 

Tráfego pago – palavra-chave e paga para ser adicionado ao topo, na primeira página de pesquisa, para potencializar a visibilidade e gerar leads qualificados. Anúncios | Links patrocinados | SEM (Search Engine Marketing) | PPC (Pay per Click).

Tráfego orgânico – trabalha bem fatores de otimização para ganhar relevância nas  pesquisas (buscadores como o Google), para ganhar credibilidade e conquistar acessos espontâneos – Email marketing | Marketing de conteúdo | SEO (Search Engine Optimization).

Acesso de usuários

Tráfego pago – por meio de compra de um espaço que destaque seu anúncio para potencializar a geração de cliques, leads e conversões.

Tráfego orgânico – sem usar anúncios, garante uma audiência fiel e engajada de forma natural e espontânea por meio de publicações que conversem com o público-alvo. 

Uso

Tráfego pago – especialmente em campanhas de lançamento, projetos periódicos etc., expandir presença, reconhecimento de marca – amplia o alcance por ser exposto para um público maior quando comparado ao orgânico. Você escolhe para quem quer exibir seu anúncio. Utilizado para propagar e fazer negócios.

Tráfego orgânico – construir imagem positiva, também é um parâmetro para medir a relevância do negócio. Marketing de conteúdo e SEO se integram para uma presença digital com conteúdo mais  rastreável, a ser mais visualizado para gerar mais autoridade e conversões. Utilizado para propagar e fazer negócios.

Tempo de resposta

Tráfego pago – curto/médio prazo.

Tráfego orgânico – médio/longo prazo.

Retorno 

Tráfego pago – rápido, alavanca a empresa já nas primeiras semanas, considerando que as pessoas acessam os primeiros links em suas buscas, logo na primeira página.

Tráfego orgânico – lento, alavanca a empresa a partir de vários dias a meses, por isso, é indispensável construir conteúdos de interesse do público-alvo, conquistando pelas boas práticas de SEO.

Perenidade

Tráfego pago – enquanto houver créditos na campanha – quando encerrado o tempo do  anúncio, o link patrocinado sai do ar.

Tráfego orgânico – se mantém ativo por não depender de anúncios desde que o SEO/  Marketing de Conteúdo continue sendo nutrido.

Canais 

Tráfego pago – Google Ads, Facebook Ads, Bing Ads, Linkedin Ads, Youtube Ads, Taboola e outras plataformas/redes sociais.

Tráfego orgânico – site e blog sobre o seu negócio, oferecimento de materiais ricos como “moeda de troca” para o visitante baixar ao registrar seu email. Facebook, Instagram, Youtube. 

Mensuração de resultados

Tráfego pago – as próprias ferramentas que disponibilizam a publicação dos anúncios  oferecem indicadores para medir a eficiência da estratégia. Deve-se considerar as taxas de cliques e de conversões.

Tráfego orgânico – deve-se escolher uma ou mais métricas para medir o alcance dos objetivos e resultados. Ferramentas como Search Console (Google). 

Posicionamento

Tráfego pago – exige investimento constante em anúncios para a continuidade da  geração de resultados.

Tráfego orgânico – requer conteúdos relevantes/alinhados com os interesses/dores da  sua persona.

Concluindo…

Depois de conhecer um pouco as diferenças entre tráfego pago e tráfego orgânico, que o primeiro gera resultados em curto prazo e o segundo a médio/longo prazo, mas que ambos funcionam, cada qual com suas características, vale saber que, ainda assim, podem ser utilizados em conjunto, conforme os objetivos do negócio. 

Para ampliar presença, obter reconhecimento da marca, produto ou serviço, para alavancar negócios, propagar, atrair e conquistar leads e transformar os potenciais em clientes e tantas possibilidades, deve-se pensar, avaliar estrategicamente, para otimizar os resultados. 

É um processo que requer visão, experiência, trabalho contínuo e mensuração de resultados para possibilitar melhoria contínua, de modo a ampliar o alcance.

A Agência Rei atua nas esferas operacional e estratégica do negócio do cliente, de modo a aprimorar seu ecossistema digital, resultando no aumento da taxa de conversão, faturamento e lucro por meio de anúncios pagos.

Faça a sua escolha  <<<Quero alavancar meu negócio>>>

Está com dúvida? Quer saber mais? Fale com nossos especialistas. Vamos trabalhar a estratégia, criação, gestão e otimização das suas campanhas de anúncios pagos com foco em gerar mais tráfego e conversões no seu site. 

Deixe um comentário