Como fazer um anúncio de venda?

Quando falamos em estratégia, é um processo que envolve um direcionamento dos objetivos que queremos alcançar, quem queremos alcançar, de que maneira, em como faremos. Todo processo de venda tem fases estratégicas entre o plano tático e a concretização da venda, do plano operacional.

E entre essas fases está o processo de encontrar potenciais clientes, atrair esses clientes, engajar e outros fins, sendo uma das ferramentas, para isso, a mídia de massa, que são os anúncios. 

E todo esse esforço tem o objetivo de fazer com que os potenciais clientes percebam o valor do produto, do serviço, da marca, da oferta como um todo e faça negócios com a empresa.

Para que servem os anúncios?

O principal objetivo de um anúncio é divulgar o seu negócio – produtos, serviços, promoções, novidades, conectar-se com seu público-alvo e atraí-lo. Não é vender logo de cara. E, sim, encantar!

Conheça os tipos de anúncios

Os principais tipos de anúncio são os links patrocinados, que são aqueles dispostos em redes de pesquisa, em mecanismos de busca como o Google. E vão chamar para o objetivo as pessoas certas, aquelas em busca exatamente do que está sendo anunciado (formatos: custo por clique, por mil impressões, por ação e por visualização).

Outro tipo é a rede display, que também faz parte do rol do Google Ads, com a diferença que este aparecerá em sites de parceiros. Um espaço que o cliente compra e nele insere seus anúncios. Este tipo busca atrai a atenção dos usuários na etapa mais inicial do ciclo de compra (formatos: texto, gráficos e vídeos, por exemplo).

Temos também as redes sociais, que resultam positivamente, respondem bem aos objetivos. Por este meio, busca-se potencializar as ações de comunicação e melhor escalar os resultados, visando melhorar o desempenho orgânico das publicações.

Remarketing

Estratégia de marketing digital que tem por objetivo aumentar taxas de conversão de vendas e reconhecimento, feita com anúncios voltados para quem já teve contato anterior com a marca.

Mobile

Em aplicativos e jogos, é uma ação que visa direcionar as pessoas ao site ou e-commerce por meio de anúncios nesse meio. A intenção aqui é, também, promover a marca, o produto ou serviço ao captar a atenção da pessoa, engajando-a para fechar negócios, por meio das funcionalidades dos dispositivos móveis.

E-mail Marketing

Aplicando técnicas de copywriting combinadas com uma boa estratégia com base no funil de vendas para instigar o público-alvo a abrir e querer saber mais. É um meio que traz muito resultado.

Anúncios Nativos

Aplicados quando o site mesmo comercializa e administra todo o processo de uma comercialização, podendo também serem veiculados em outros meios. 

Leia também sobre: Como lucrar com anúncios online 

Saiba como  fazer o anúncio

Considerando-se o que falamos acima sobre a não intenção inicial explícita de vender, um anúncio visa atrair a atenção do seu público em primeiro plano, aqueles potenciais compradores. É para esse público que temos que levar o que temos a dizer sobre o que queremos oferecer. 

Em 2025, anúncios digitais representarão 77,5% dos investimentos com mídia. O orçamento das mídias de grandes empresas está mudando. O gasto em marketing do futuro reflete a transformação digital, substituindo a mídia tradicional e seguindo as tendências do mercado. (Folha Vitória)

Depois disso, com o clique no anúncio, ao ser direcionado para outro ambiente, que pode ser um blog, uma página específica, fanpage etc., é aí que começa de fato o relacionamento com o cliente

Anúncios claros e objetivos, explicitando exatamente o que se quer oferecer afastam cliques de quem não interessa para aquele objetivo. Portanto, não se pode produzir uma chamada com foco amplo, que atraia curiosos, isso faz com que se perca tempo. Por isso, deve-se utilizar bem os gatilhos mentais

Claro que cada objetivo tem sua estratégia, a partir disso o anúncio também dependerá da definição do tipo de promoção e em qual meio será realizado o anúncio.

E para isso, o público-alvo deve ser estudado, assim como o mercado, de modo a elencar pontos de atenção. Em cima disso, deve-se realizar o planejamento estratégico, no qual é detalhado todo o processo – o que, como, onde, quando, com que efeito, com orçamento, prazos, responsabilidades, indicadores, um CTA (call to action) atrativo e ações determinadas.

O passo seguinte é produzir o conteúdo e criar o anúncio

Conteúdos que “conversem” com o produto ou serviço oferecido, de maneira clara, transparente, relevante e  objetiva. 

Os anúncios ganham relevância por meio de palavras-chave, que correspondam melhor às pesquisas relativas ao seu objetivo. Palavras-chave segmentadas conferem relevância aos anúncios. Quanto mais interessante o conteúdo, quanto mais estratégias nas palavras-chave, maior a probabilidade de atração e taxa de cliques.

E depois de publicado, vem o momento da mensuração de resultados

Uma campanha de marketing bem-sucedida pode fazer com que uma marca ganhe muito além do dinheiro, mas também identificação e reconhecimento das pessoas. (Exame)

Concluindo…

Já imaginou quantas possibilidades por meio de seus anúncios, das ações estratégicas segmentadas? E em gerar maior atratividade, leads, engajar, obter alta taxa de cliques e dar uma turbinada em seus negócios? Ter a mensuração de suas ações na palma da mão e potencializar ainda mais sua rentabilidade?

Até 2026 o Brasil estará entre os cinco países do mundo com maior penetração no mercado digital, com 75% do share. (Portal da Comunicação)

Todo investimento precisa alcançar um número significativo de pessoas e os anúncios servem para isso, trazer maior retorno com menos perdas possível. 

Na comunicação digital, existe todo um planejamento, uma estratégia e uma motivação para uma empresa ou produto estar em um tipo de rede social e não estar em outra. Ou estar em ambas, porém com conteúdos distintos para cada uma, com linguagens apropriadas. […] Na prática, a comunicação digital exige muito mais do que a mera experimentação. Exige técnica, conhecimento, estratégia e muito planejamento. (Gazeta do Povo)

A Agência Rei atua não só na parte operacional manipulando tecnicamente as fontes de tráfego, mas também na esfera consultiva e estratégica do negócio do cliente, sempre buscando aprimorar todo ecossistema digital que envolve o aumento da taxa de conversão, faturamento e lucro.

Empresas que não investem em anúncios e campanhas limitam seu crescimento, sua visibilidade e a possibilidade de alavancar seus negócios e ter sucesso.

Saiba aqui como podemos cuidar da estratégia, criação, gestão e otimização das suas campanhas de anúncios pagos com foco em gerar mais tráfego e conversões no seu site.