Vivemos num mundo em que há uma competição ferrenha dos negócios, portanto, conhecer as estratégias de marketing dos seus concorrentes é essencial para se destacar e alcançar sucesso.

Uma das formas eficazes para ficar à frente no mercado é descobrindo quais são os anúncios ativos dos seus concorrentes. 

Neste artigo, vamos ver diversas dicas e estratégias que poderão ajudar você a desvendar alguns dos segredos dos seus concorrentes, para que você tome decisões mais embasadas, anguladas e aprimore suas próprias estratégias. Que tal?

13 maneiras de descobrir quais são os anúncios ativos dos seus concorrentes

No competitivo e acelerado mundo dos negócios, conhecer os movimentos dos concorrentes é fundamental para se destacar e alcançar o sucesso. Uma das ações cruciais são os anúncios, que podem influenciar diretamente a percepção do público sobre uma marca, um produto, um serviço, sobre qualquer coisa.

Descobrir quais são os anúncios ativos dos seus concorrentes, permite que você se mantenha atualizado e ganhe uma vantagem competitiva. A seguir, temos 13 dicas para ajudar você a descobrir quais são esses anúncios e como estão caminhando as ações da concorrência:

1. Pesquise nos canais de mídia

Inicie sua pesquisa visitando os canais em que estão os seus concorrentes, como sites, blogs, redes sociais e plataformas de vídeo. Os sites das empresas são uma vitrine de suas ofertas e muitas vezes contêm anúncios ou promoções em destaque. Analise cuidadosamente o conteúdo e identifique quais anúncios estão sendo exibidos. Isso pode fornecer insights valiosos sobre as estratégias de publicidade dos seus concorrentes.

2. Monitore as redes sociais

As redes sociais são uma mina de ouro de informações sobre os anúncios ativos dos seus concorrentes. Siga suas páginas, acompanhe suas postagens e fique atento a qualquer conteúdo promovido – siga-os. Muitas vezes, as empresas divulgam seus anúncios nas redes sociais para aumentar a visibilidade e o engajamento.

3. Pesquise no Google

Faça uma pesquisa específica sobre os produtos ou serviços dos seus concorrentes no Google. Utilize o Google Alerts para receber alertas e as últimas notícias dos concorrentes, entre outros, temos também o Social Mention e o Talkwalker. Observe os resultados de pesquisa pagos exibidos na parte superior da página. Esses anúncios pagos podem fornecer insights valiosos sobre as estratégias de publicidade dos seus concorrentes.

4. Utilize ferramentas de monitoramento de anúncios

Existem várias ferramentas disponíveis, como o SemRush, Adbeat, AdGooroo, SEM Insight, KeywordSpy, SpyFu, entre outras, que podem ajudá-lo a monitorar os anúncios dos seus concorrentes. Essas ferramentas fornecem informações detalhadas sobre os anúncios veiculados, incluindo cópias, imagens, palavras-chave e muito mais.

5. Assine newsletters e listas de e-mail dos concorrentes

Ao se inscrever nas listas de e-mail dos seus concorrentes e newsletters, você receberá informações atualizadas sobre suas campanhas de marketing, incluindo anúncios por e-mail. Analise esses materiais para identificar os tipos de ofertas, lançamentos e promoções que estão sendo promovidos.

6. Observe as plataformas de publicidade nativa

Plataformas de publicidade nativa, como Taboola e Outbrain, exibem anúncios em sites populares. Monitore essas plataformas em busca de anúncios relacionados aos seus concorrentes. Isso pode fornecer insights valiosos sobre os segmentos de público que estão sendo direcionados.

Leia também: Como usar tráfego pago, storytelling e influenciadores para vender mais?

7. Analise os perfis do LinkedIn

O LinkedIn é uma ferramenta poderosa para descobrir anúncios ativos de empresas e profissionais. Siga os perfis das empresas concorrentes e observe se eles estão promovendo algum conteúdo patrocinado. Isso pode ajudá-lo a entender melhor suas estratégias de publicidade B2B.

8. Explore a pesquisa de palavras-chave

As palavras-chave são fundamentais para o sucesso de qualquer campanha de marketing online. Utilize ferramentas de pesquisa de palavras-chave, como o Google Keyword Planner, iSpionage,  KeywordSpy, SEMrush, entre outras, para identificar as palavras-chave pelas quais seus concorrentes estão fazendo lances nos anúncios de pesquisa. Essa análise fornece insights sobre suas estratégias de SEO e publicidade paga.

9. Acompanhe os anúncios em vídeo no YouTube

O YouTube é uma plataforma popular para anúncios em vídeo. Fique de olho nos canais dos seus concorrentes e observe se eles estão veiculando anúncios antes ou durante os vídeos. Isso pode revelar suas estratégias de marketing por meio de conteúdo audiovisual.

10. Participe de eventos e feiras do setor

Eventos e feiras do setor são ótimas oportunidades para descobrir os anúncios ativos dos seus concorrentes. Observe os estandes, os materiais promocionais e as apresentações que eles estão realizando. Essas iniciativas podem indicar as últimas campanhas de publicidade em andamento.

11. Analise relatórios financeiros e comunicados à imprensa

Relatórios financeiros e comunicados à imprensa podem revelar informações sobre as campanhas de publicidade dos concorrentes. Muitas empresas compartilham detalhes sobre seus investimentos em marketing e publicidade, oferecendo insights valiosos sobre seus anúncios ativos.

12. Acompanhe a imprensa e a mídia especializada

A imprensa e a mídia especializada muitas vezes cobrem os lançamentos e as campanhas de marketing das empresas. Fique de olho nas notícias, entrevistas e artigos relacionados aos seus concorrentes. Essas fontes podem revelar informações valiosas sobre os anúncios ativos, estratégias de marketing e até mesmo parcerias comerciais dos seus concorrentes.

13. Monitore o engajamento social

Este próximo conjunto de ferramentas, ajudará você a ver como seus concorrentes estão criando engajamento e como seus principais públicos se sentem sobre eles: Commun.it,  Followerwonk, Open Social Buzz etc.

Concluindo…

Descobrir quais são os anúncios ativos dos seus concorrentes é uma estratégia fundamental para se manter à frente no mercado atual. Há várias maneiras, porém listamos aqui 13 dicas que já ajudarão você a identificar e analisar as estratégias que os seus concorrentes estão utilizando em seu dia a dia. 

Lembre-se de adaptar essas informações às necessidades e características do seu negócio, mantendo-se sempre atualizado sobre as últimas práticas e tendências do ecossistema digital. Com essas informações, você poderá aprimorar sua própria estratégia de e alcançar o sucesso desejado.

Inclusive, poderá contar com a expertise da Agência Rei para cuidar da estratégia, criação, gestão e otimização das suas campanhas de anúncios pagos com foco em gerar mais tráfego e conversões no seu site. Afinal, grandes negócios nunca são feitos sozinhos, eles são feitos com uma equipe qualificada.

Deixe um comentário