Nos últimos anos, o tráfego pago está em alta. Pelo seu potencial de resultados e facilidade de escala, já conquistou seu espaço no mercado digital e cada vez mais pequenos, médios e grandes negócios vêm aderindo ao tráfego.

Mas afinal, como funciona?

Basicamente, os Anúncios Online são uma forma estratégica de levar pessoas do ponto A ao ponto B. Dessa forma, podemos considerar que o tráfego pago é o meio e não o fim. 

Por exemplo, pode ser uma ação simples de apenas engajar com um conteúdo nas redes sociais ou até mesmo uma compra no seu site, como também deixar o contato em um formulário dentro do seu site.

Como o próprio nome já diz, o Tráfego é o responsável por levar mais pessoas qualificadas para dentro do seu negócio. Ele não é o responsável por converter essas pessoas, por isso, qualquer empresa que queira investir em anúncios, precisa montar uma boa estrutura que comporte todo aquele volume de pessoas.

Para investir bem em anúncios na internet, basicamente você deve conhecer seu negócio, seu cliente ideal e as diferentes plataformas de anúncios.

No que diz respeito a negócios, você precisa conhecer:

  • O motivo por ter criado o negócio?
  • Quais são as metas de curto, médio e longo prazo?
  • Como está seu estoque atualmente?
  • Quais problemas você possui internamente e que afetam a qualidade do seu produto/serviço?
  • Qual é a sua margem de lucro?
  • Até quantos R$ você pode gastar para fazer uma venda?

Todos esses dados vão ajudar a estruturar melhor o seu negócio para iniciar uma estratégia para vender na internet.

Com relação ao seu cliente ideal, você precisa saber:

  • O que exatamente o seu cliente precisa?
  • Quais são os maiores problemas do seu cliente?
  • O que impede seu cliente de conquistar o que ele precisa?
  • Qual é o nível de consciência que o seu cliente tem sobre seu mercado?
  • Que tipo de conteúdo seu cliente precisa?
  • Quais são as maiores objeções que seu cliente tem na hora de passar o cartão?
  • Qual é a idade e o gênero do seu cliente ideal?
  • O que o seu cliente gosta de fazer no tempo livre?

Sabendo exatamente todas essas informações, você consegue produzir conteúdos muito mais assertivos e estratégicos para o seu público. Por isso, vale a pena ficar de olho em cada um desses pontos. 

[Leia também: Organização financeira em uma agência de tráfego pago]

Quais ferramentas utilizar?

Atualmente, temos várias plataformas de anúncios online disponíveis no mercado, mas as mais famosas e que trazem mais resultados são:

Facebook Ads

A plataforma do Facebook, com certeza, é a mais famosa hoje no Brasil, com ela, você consegue anunciar no Instagram e Facebook. Tudo de uma forma simples e prática. Os posts patrocinados no Facebook Ads rendem muitos resultados aos negócios.

Google Ads

Outra grande plataforma no mercado é o Google Ads, que começou a movimentar a questão do tráfego no início dos anos 2000 e, hoje, é uma das principais ferramentas.

Assim, no Google Ads dá para anunciar no Youtube, em sites parceiros do Google, no Gmail, aparecer nas primeiras posições de pesquisa e muito mais.

Tiktok Ads

Ainda muito recente no mercado, o TikTok Ads vem conquistando até mesmo as grandes marcas. Entre as principais que já estão presentes na plataforma, podemos citar: Magalu, Americanas etc.

A tendência é que essa ferramenta se popularize ainda mais nos próximos anos.

Linkedin Ads

No Linkedin, por ter um público “mais qualificado profissionalmente”, muitas marcas utilizam os anúncios dentro da plataforma com o intuito de atrair leads com maior consciência sobre o produto/serviço.

Portanto, se a sua persona estiver presente nessa rede, é muito importante que a sua marca esteja anunciando lá também.

Twitter Ads

A plataforma de anúncios do twitter tem o mesmo intuito das demais: levar mais pessoas até o seu negócio. É possível segmentar o público, anunciar vídeos, imagens etc. Se o seu cliente ideal está presente nessa plataforma ou já escalou nas demais, é interessante se valer do Twitter Ads também. 

Pinterest Ads

Outra plataforma nova no mercado é o Pinterest Ads. A rede social sempre foi muito visual, ajudando os usuários a organizarem referências sobre diversos temas: trabalho, tatuagem, obras, looks etc.

Dessa forma, com a chegada do Pinterest, muitas marcas que possuem um trabalho mais voltado para o visual já conseguem bons resultados na plataforma.

Espero que tenha apreciado este artigo sobre como funciona o Tráfego Pago e as principais ferramentas disponíveis no mercado.

[Leia também: O que é e como funciona o Facebook ADS?]

Deixe um comentário