Inteligência Artificial (IA) é o assunto do momento, embora não seja tão novo assim, pois tem mudado e muito o comportamento dos consumidores e os planos de ações estratégicas das empresas e diversos segmentos. 

“Hoje, vivemos no mundo da hiperpersonalização. Por meio da IA, conseguimos falar com cada pessoa de uma forma diferente – one on one – ou com várias ao mesmo tempo, unindo o lado racional dos dados ao emocional e a criatividade dos profissionais de marketing. 

Além disso, é possível fazer segmentações mais precisas de audiência, apurar os resultados das interações que trazem mais retorno, permitindo a maximização de ganhos e otimização de custos que podem ser aplicados em companhias do pequeno ao grande porte, independentemente do segmento de atuação.” (Forbes)

A inteligência artificial

Um sistema criado para aprimorar de forma iterativa as tarefas até então realizadas por humanos, com base em informações que fazem com que a IA se manifeste de maneira autônoma, a fim de criar soluções para vários aspectos da vida pessoal e profissional e das empresas.

Há quem defenda, há quem repudie, mas o fato é que a IA representa uma potente disrupção tecnológica, em vários níveis e em diferentes segmentos – é presente e futuro. 

A expectativa é “que até 2025, 70% das organizações tenham arquiteturas de IA operacionalizadas devido ao amadurecimento rápido das iniciativas de orquestração de inteligência artificial.” (Gartner)

A IA está em todos os lugares

O universo da IA é amplo, complexo e revolucionário e está sempre se moldando. 

A IA está em todos os lugares – nas casas, nos carros, em dispositivos espalhados pela cidade, no comércio, em vários estabelecimentos e empresas, em painéis digitais de publicidade, agentes virtuais (Siri, Alexa, Bixby, Google etc.), em aparelhos de televisão, computadores, smartphones, smartwatches, smarthouses e tantos outros recursos  que usamos no dia a dia. 

Combinando algoritmos, está no comércio eletrônico, nos mecanismos de pesquisas, nos sistemas de gestão, em todos os setores, controlando estoques, definindo valores de produtos, atendendo pessoas, analisando estratégias empresariais e de negócios, criando textos, músicas, estratégias e entre outras coisas, está expandindo as possibilidades por meio das inovações tecnológicas. 

O tráfego pago

Para o Marketing Digital, o tráfego pago representa toda a audiência segmentada numa plataforma, com fins de maior visibilidade em uma divulgação pontual. E para esse fim, é essencial aplicar técnicas de SEO e produzir conteúdos estratégicos dentro de um bom planejamento de mídia. 

Quais os principais canais?

Os principais canais para esse investimento e para otimizar as estratégias de tráfego são: Google Ads, Facebook Ads, Youtube Ads, Instagram Ads, Linkedin Ads.

Embora o crescimento orgânico seja imprescindível, por vezes é necessário investir para potencializá-lo, daí a entrada do tráfego pago, para obter resultados mais rápidos e até instantâneos e incrementar a taxa de conversão, impactando os leads que estão, principalmente, na etapa final do funil de vendas.

Qual a relação entre IA e tráfego pago?

Em meio aos avanços da tecnologia, hoje, encontramos várias ferramentas para otimização das campanhas, e aí temos os tráfegos orgânico e pago somados à inteligência artificial, revolucionando os processos por meio de um conjunto de algoritmos que transformam dados em ações estratégicas.  

Várias áreas, segmentos e suas estratégias foram abraçados pela Inteligência Artificial (IA), e com o Marketing Digital, não foi diferente.

E esse “abraço” se traduz em um mapeamento do comportamento online das pessoas e tantas outras informações, e por meio desse material todo coletado, traçam-se tendências, projetam-se necessidades presentes e futuras. 

O aprendizado de máquina leva a resultados estratégicos

Para o Marketing Digital a IA é elementar na elaboração de estratégias de segmentação, na elaboração de soluções específicas, em planejamentos direcionados com base em tais tendências e outros fins, visando otimizar a experiência do cliente ou usuário.

Machine learning (aprendizado de máquina) é um sistema inteligente, uma ferramenta da IA que transforma dados e algoritmos em informações práticas, precisas, permitindo o processamento dessas informações, que sejam refinadas para as devidas tomadas de decisões. 

“‘Tecnologias como Machine Learning da Google e algoritmos de redes sociais ajudam a reduzir custos de aquisição de clientes e de leads, tornando as empresas mais estáveis e competitivas’, afirma Lucas Heber, Growth Marketer da agência Mestres do Site.” (Folha Vitória)

Essas informações são preservadas em um banco de dados, armazenando aí os padrões captados – o Big Data ganha vida com o machine learning e, juntos, somados a outros recursos tecnológicos, abrem um leque de possibilidades para transformar dados em objetivos.

No caso de uma campanha paga, a IA se consolidou ao transformar esses dados em campanhas focadas em seu público-alvo específico, com resultados assertivos, dimensionando os esforços em mídia digital com muita rapidez e precisão, facilitando, portanto, a gestão.  

A IA como aliada do tráfego pago

A gestão do tráfego deve se manter atenta aos resultados dos anúncios. Assim como nos avanços tecnológicos que possam dar todo o suporte a suas estratégias e alavancar negócios – como a Inteligência Artificial. 

Por meio da IA, é possível uma parceria eficiente para ações pontuais, uma vez que a ferramenta acumula dados importantíssimos sobre o público de interesse da empresa (seu ou do seu cliente) – identifica padrões, entende linguagens, ajuda na tomada de decisões e execução de tarefas diversas.  

É mais comum do que se pensa o uso da IA+Marketing Digital em campanhas pagas. É um potente braço para o marketing digital para fortalecer os resultados dessas campanhas pagas e melhorar o desempenho da gestão. 

Campanhas; geração de leads e conversão; vendas, remarketing; divulgação e fortalecimento de marca, produtos e serviços; estar à frente da concorrência são algumas das possibilidades facilitadas pela IA.

Esse suporte tecnológico emite relatórios com um nível de detalhe agregador para a otimização de anúncios e tomada de decisões quanto à captura e geração de conversões.

“Com o uso de inteligência artificial, times de marketing conseguem condensar um grande volume de dados, obter previsões e assim desenvolver campanhas estratégicas. Outras aplicações podem ocorrer em específico para a captação de clientes.” (Folha Vitória)

Ao automatizar o tráfego orgânico e o tráfego pago por meio da IA, o processo é realizado de maneira mais eficiente e rentável.

Deixe um comentário