O que são parâmetros de UTM e como criá-los?

Todo mundo que se utiliza da internet para fazer buscas, acessar sites, blogs e outras páginas, já se deparou com esses parâmetros, mas a maioria dos usuários nem sabe para que servem tantos códigos, aquela extensão toda acompanhada do endereço da página que estão acessando.

Algo como: https://agenciarei.com?utm_source=blog&utm_medium=artigo&utm_campaign=parametros_utm&utm_id=2023&
utm_term=parametros_utm_o_que_sao_e_como_criar&utm_content=trafego_pago_agencia_rei
 

Criamos um link da nossa Agência como exemplo, contendo: o nosso www (ou seja, a nossa URL – Uniform Resource Locator ou Localizador Uniforme de Recursos, em português, que significa endereço eletrônico) – acompanhado de informações importantíssimas. 

Continue lendo este artigo para saber do que se trata!

Parâmetros UTM 

O que significam e para que servem?

Primeiro, vamos ao que significam as letras UTM: Urchin Tracking Module ou, em português, Módulo de Rastreamento Urchin. 

Esses parâmetros UTM são extensões adicionadas aos links para nos apontar a origem do tráfego, eles nos dão direcionamentos, traçam referências, captam informações de navegação, ou seja, nos mostram onde a publicação foi feita, o respectivo conteúdo qual a campanha vinculada a determinado link. 

Vejamos o nosso exemplo novamente:

https://agenciarei.com?utm_source=blog&utm_medium=artigo&utm_campaign=parametros_utm&utm_id=2023
&
utm_term=parametros_utm_o_que_sao_e_como_criar&utm_content=trafego_pago_agencia_rei
 

Neste link, de início temos o www da nossa Agência e, depois dele, vem um ponto de interrogação, a partir do qual temos os parâmetros identificadores de tráfego, de rastreamento.

Por meio desses parâmetros, o Google Analytics e outras ferramentas podem nos fornecer dados de uma campanha e torna possível monitorar e analisar o tráfego dos links em relação aos canais utilizados. 

Parâmetros UTM: como são gerados e para que servem?

Podemos gerar esses parâmetros de UTM por meio de um Construtor de URLs, como o disponibilizado pelo Google Analytics ou o Bitly. Esse canal fornece um formulário para que os respectivos campos do parâmetro UTM sejam preenchidos pelo usuário, como mostra o quadro abaixo, com uma descrição, indicando para que servem.

Uma dica: esses construtores têm a opção de encurtar URLs, porque alguns ficam imensos. Reduzir e simplificar é sempre melhor para a sua estratégia. 

Outra dica: como podemos ver no quadro acima, algumas variáveis são obrigatórias, outras não, porém são complementares – utilize todas para obter resultados/análises mais completos. 

Por que os parâmetros são importantes?

Reforçando tudo o que já foi mencionado até aqui, são importantes porque oportunizam a rentabilidade pela possibilidade de saber de onde vêm o seu tráfego, ou seja, os visitantes de suas páginas, aumentando, assim, as chances de turbinar suas ações de marketing, suas tomadas de decisões.

Para o Marketing Digital é de extrema importância a composição desses códigos UTM, porque carregam fragmentos do conteúdo que está sendo apresentado, sua finalidade, e você pode ter sua ação personalizada.

É isso que torna todo o processo rastreável e ajuda a medir os resultados de uma campanha e o respectivo investimento. 

O rastro de informações digitais que um cliente deixa na jornada de compra é um recurso inestimável para os profissionais de marketing, ajudando-os a desenvolver as melhores estratégias para atingir o público-alvo. (Forbes)

Se você quer saber mais sobre sua taxa de conversão ou de rejeição, quais das suas ações promoveram maior tráfego ou mesmo qual das redes, qual das suas estratégias de marketing funcionou melhor e mesmo aquelas que não surtiram o efeito desejado, tudo é possível por meio dessa composição UTM. 

Além disso, você passa a conhecer o seu cliente – seus interesses de pesquisa e consumo, por exemplo. 

Onde usar?

Há vários canais e formatos para aplicar suas estratégias em ação: redes sociais, anúncios, pop-ups, e-mails marketing, newsletter, como também em posts, ebooks, banners, materiais ricos, links patrocinados etc., cada qual com sua UTM.

Entre os mais variados formatos, canais e exemplos que podemos citar, nas redes sociais, os links parametrizados apontam o engajamento com a sua marca, o seu propósito. 

Quando você aplica um pop-up, também é possível conhecer o comportamento do seu público. Sem dúvidas, os emails-marketing são os campeões no universo digital, as UTMs mostram a reação da sua base aos seus CTAs entre outros recursos.

Tudo isso pode não fazer o menor sentido para os usuários em geral, mas para os profissionais da área, em suas estratégias, é um tesouro. 

Evite os erros comuns ao criar os parâmetros de UTM

Gestores de tráfego e suas equipes sabem muito bem quão necessário é um bom posicionamento e atrair o público-alvo de modo a aumentar a base de clientes. 

E para potencializar suas atividades, toda equipe precisa atentar-se a situações como as elencadas a seguir:

  • URLs diferenciam letras maiúsculas de minúsculas (dica: não seja redundante, use sempre minúsculas e não use acentos e nem caracteres especiais, adote um padrão). 
  • Inconsistências podem estabelecer várias instâncias de uma mesma campanha e isso afeta/desvirtua totalmente os resultados/análise.
  • Revise antes de finalizar.
  • Convencione as nomenclaturas, ou seja, não misture as informações/valores que devem ser iguais numa campanha – isso complicará os resultados. Cada qual com seus parâmetros de UTM bem planejados. 
  • Não use nomenclaturas e códigos que não serão lembrados.
  • Campanhas que não têm parâmetros são tráfegos sem referências.
  • Não se perca… Existem muitos parâmetros disponíveis nas redes para fornecer mais especificidade ao rastreio de suas campanhas.
  • Acompanhe as métricas de sua landing page para saber se a taxa de conversão está sendo positiva ou não.
  • Planeje muito bem as campanhas, detalhe por detalhe, pois tudo importa!

Concluindo…

Vimos aqui do que se tratam os parâmetros de UTM e como criar aquela sequência de letras, símbolos, palavras, números para rastrear o tráfego do seu site, e o quanto são importantes as UTMs para ações de marketing digital.

Os profissionais de marketing podem utilizar os dados do consumidor com confiança ao usar parâmetros de UTM.
Fazer isso irá pintar uma imagem mais precisa dos dados e fornecer melhores pontos de atribuição quando você decidir o que dimensionar, cortar ou editar. (Forbes)

É um processo simples que deixa claro que quanto mais informações você conseguir sobre seus clientes por meio desse recurso, mais eficientes serão suas estratégias.

O tráfego pago é um investimento com benefícios e ótimos retornos. O melhor dos mundos é uma gestão eficiente de tráfego, é saber quais ferramentas utilizar e em quais canais investir os seus recursos e dinheiro, de modo a garantir retorno para o seu negócio – lucrar com seus anúncios online.

A Agência Rei é especialista em tráfego pago inteligente. Saiba aqui como podemos cuidar da estratégia, criação, gestão e otimização das suas campanhas de anúncios pagos com foco em gerar mais tráfego e conversões no seu site. 

<<<Quero alavancar meu negócio>>>